Chip quântico deve quebrar criptografia do Bitcoin em 2 anos


Imagem de: Chip quântico deve quebrar criptografia do Bitcoin em 2 anos
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/bitcoin-btc-criptomoeda-1813503/
De acordo com Andersen Cheng, CEO da Post-Quantum, os computadores quânticos terão capacidade de quebrar todo tipo de criptografia, incluindo a do Bitcoin, em cerca de dois anos. A informação foi passada durante uma entrevista do executivo ao Decrypt.
Para alguns especialistas, as máquinas quânticas não deverão ter todo esse poder computacional tão cedo, dada a complexidade criptográfica de uma moeda digital.
Essa também é a opinião do CEO da Alphabet, Sundar Pichai. Em janeiro, Pichai declarou que, em uma previsão otimista, computadores quânticos só poderão quebrar esse tipo de criptografia em cinco ou dez anos.
No ano passado, a Google (subsidiária da Alphabet) disse que desenvolveu um chip quântico que poderia realizar um cálculo complexo em apenas 200 segundos. O mesmo cálculo, se executado em um computador convencional, poderia durar 10 mil anos para ser completado.
Computador quântico da IBM. (Fonte: Live Coins/Reprodução)Computador quântico da IBM. (Fonte: Live Coins/Reprodução)Fonte:  Live Coins 

Afirmação Cheng pode não ser palpite

Embora a maioria dos especialistas discordem de Cheng, a afirmação do executivo pode ter sido baseada em conhecimento restrito, obtido pela experiência do trabalho que sua empresa desenvolve junto a órgãos como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Agência de Inteligência e Segurança Cibernética do Reino Unido e o Government Communications Headquarters (GCHC).
Cheng disse ainda que os governos já trabalham e investem pesado em tecnologia quântica, a fim de criar um supercomputador capaz de penetrar em qualquer criptografia existente.
De qualquer forma, outros especialistas se mantêm céticos. Para minerar um Bitcoin em poucos minutos, por exemplo, precisaríamos de um chip quântico com 4.000 qubit. No momento, o chip mais poderoso existente, que usa essa tecnologia, tem “apenas” 58 qubits.
Há ainda outro fato que poderíamos considerar: com o passar dos anos, os desenvolvedores de Blockchain também podem vir a usar supercomputadores quânticos para aprimorar a segurança de seus sistemas.

fonte: https://www.tecmundo.com.br/mercado/153262-chip-quantico-deve-quebrar-criptografia-bitcoin-2-anos.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Single board com egpu ----

MonetaVerde - sincronizacao parte 2

EOBot – Mineradora em Nuvem de Criptomoedas